PROJETOS 👇
👉 ARTE-HISTÓRIA ENCANTADA
Motivada pelo mundo artístico e pela motivação que a leitura dos textos me promoveu, desenhei um projeto para ser desenvolvido com alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. Retrato aqui meu projeto construído para interagir real e imaginário, com a proposta de que fosse criado um livro gigante e transportar para estes livros uma historia encantada - fábulas ou contos de fadas - reescrevendo a história com adaptações de acordo com o mundo atual mantendo os personagens e o enredo. Em seguida teriam que contar suas histórias para os colegas e posteriormente para os alunos das séries iniciais. Vários foram os elementos usados para explorar a arte nesse projeto desde a escolha do material a ser utilizado até a organização de como colocá-los em exposição. Houve também o exercício da interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento como língua portuguesa, matemática, história e geografia. A gratificação maior foi ver o resultado dessa criação artística envolvida pela exploração da criatividade e o entusiasmo dos estudantes tanto durante como após a execução do projeto pois puderam refletir, pensar, interagir para que todos os participantes e expectadores pudessem entender, identificar e conhecer um universo tão conhecido pelas histórias encantadas e tão diferente por estarem adaptadas a realidade do cotidiano.
Assista o vídeo no Youtube!
Acesse o link: https://youtu.be/Hg_64o602rE
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
👉O Mercado Cultural Internacional versus e-Arte/Educação Digital Crítica
*Pesquisa de Apps, levantamento de dados dos softwares e aplicativos Freewares encontrados na internet concernentes a área de interesse em Arte, fazer análise crítica e apontar pontos favoráveis e desfavoráveis dos respectivos programas:
O mercado Cultural Internacional x eArte/Educação Digital Critica
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Intervenções e-Arte/educativas na escola e a busca por uma forma criativa de ensinar.
Proposta de aula:
I. IDENTIFICAÇÃO:
PROFESSORA: SILVANA ELIZA DA SILVA
PEREIRA.
PUBLICO
ALVO: Estudantes
do Ensino fundamental - séries finais: 8º e 9º anos.
DURAÇÃO APROXIMADA DA ATIVIDADE: 3 Dias
podendo ser estendido por mais tempo, se necessário for.
|
II. TEMA:
MUSICA X CINEMA: A INFLUÊNCIA DA INTERNET NO
UNIVERSO JUVENIL
|
III. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
ARTE
associada as outras disciplinas como Língua Portuguesa, Geografia, História,
Ciências de forma contextualizadas enfatizando o uso da internet e a
realidade dos jovens na atualidade.
|
IV.
OBJETIVOS
Objetivo
Geral:
.
Compreender o universo dos acessos dos vídeos apresentados na internet e
estabelecer relações entre o cinema e a música e a sua influência na
realidade e na vida dos jovens e adolescentes.
Objetivos
específicos:
.Conhecer o conteúdo do audiovisual apresentado
.Identificar diferentes
tipos de apresentações audiovisuais encontradas na internet.
.Investigar o público -alvo
relacionado aos vídeos mais acessados inclusive do vídeo apresentado
.Perceber as influências de
diferentes culturas na arte musical brasileira e no cinema.
.Determinar relações entre a música e o cinema produzidos em
diversas partes do mundo, destacando os reconhecidos no Brasil
.Interpretar a realidade encontrada no vídeo e sintetizar o
positivo e o negativo das influências digitais e tecnológicas
.Produzir ações que demonstrem uma compreensão crítica das influencias
musicais na juventude de forma individual e coletiva.
|
V. CONTEÚDO:
INTERNET: a internet e os recursos tecnológicos e
digitais
ARTE:
como meio de ação norteadora do ensino - aprendizagem e suas relevâncias na
formação do indivíduo.
MUSICA:
produto de massificação ou de manipulação da juventude.
CINEMA: diversão de
forte influencia na juventude.
|
VI. METODOLOGIA:
.Apresentação do videoclipe com a
música “See you again”
.Exposição dialogada com o
propósito de pontuar relações entre o som, a imagem, e os acessos.
.Analise critica entre a
musica imagem e cinema, pontuando o negativo e o positiva da postagem na
.internet.
.Estudo da letra da música,
.Exploração oral dos elementos artísticos, históricos e
geográficos e naturais( natureza) apresentados no vídeo.
.Relatar quais os tipos de
sentimentos despertados ao ouvir a música e assistir o vídeo.
.Debate sobre a influencia da
internet no cotidiano dos jovens e adolescentes
.Execução de seminários,
documentários, teatros ou outra proposta apresentada pelos alunos.
.Apresentação das atividades
executadas
|
VII. RECURSOS DIDÁTICOS:
Som, vídeo, celular/ tablet, computador, retroprojetor,
data-show, quadro, giz, papel sulfite, lápis, caneta e outros recursos
designados pelos alunos para execução das atividades propostas.
VIII. AVALIAÇÃO:
A avaliação será diagnostica, formativa e somativa feita no decorrer da exposição das aulas e ao final da execução das atividades propostas.
IX. BIBLIOGRAFIA:
https://www.youtube.com/ http://porvir.org/cinema-suas-diferentes-formas-de-ensinar/ cinepop.com.br/vin-diesel-chora-ao-homenagear-paul-walker-em-premiere-de-veloze... https://www.letras.mus.br › ... › See You Again (feat. Charlie Puth) › Letra Traduzida https://novaescola.org.br/conteudo/223/o-que-ensinar-em-arte-do-sexto-ao-nono-ano https://www.portaleducacao.com.br › Home › Artigos › Cotidiano e Bem-estar |
Seminário Intermidiático: música, artes cênicas, artes visuais e outras linguagens.
Após um levantamento no youtube sobre os vídeos infantis mais visualizados, fiquei tentada em destacar aqui UM entre os mais visitados Eis o quadro com os dados do referido vídeo> Logo em seguida, segue a proposta de aula na qual o vídeo será utilizado:
Dados da pesquisa | Informes |
Vídeo infantil mais visualizado no Youtube
|
Pintinho Amarelinho - DVD Galinha Pintadinha
|
Link no Youtube
|
|
Data da visualização
|
08/08/2018
|
Número de visualizações
|
498.022.506 visualizações
|
Duração do vídeo que será utilizado como recurso
pedagógico na proposta de aula
|
1:53 minutos
|
PROPOSTA DE AULA
(intervenção arte/educativa digital)
O que ensinar?
|
Órgãos e sentidos.
|
Para quem ensinar?
|
Crianças de 6 e 7 anos em
fase escolar de 1º e 2º anos.
|
Para que ensinar isso?
|
Para estimular o conhecimento
dos órgãos responsáveis pelos cinco sentidos
|
Onde ensinar?
|
Na escola para crianças de 1º e 2º anos,
em casa para
crianças do ambiente familiar
|
Como ensinar?
|
Apresentar o vídeo
musical para as
crianças e explorar conteúdos e imagens associando-os ao corpo humano.
|
► Argumentação teórica da proposta de aula:
Para que a aula seja produtiva é necessário que as
crianças envolvidas na proposta pedagógica estejam inseridas no processo de
alfabetização.
A escolha do tema se deu após uma pesquisa feita na
internet sobre os vídeos infantis mais visualizados no Youtube. A combinação de
imagens e sons apresentados no vídeo estabelece uma comunicação profunda entre
o real e o imaginário infantil abrindo uma janela para promover a construção do
conhecimento e do desenvolvimento cognitivo, psicomotor, sócio-afetivo, cultural
e linguístico de forma lúdica. Partindo da realidade de que a maioria das
crianças se identifica com o universo musical inserido pelas mídias desde a
explosão do uso das tecnologias (anos 2000), torna-se necessário cada vez mais,
uma análise cuidadosa quanto ao conteúdo e estratégias a serem utilizadas e
exploradas na perspectiva de estimular uma aprendizagem segura e efetiva. Por
isso a escolha do musical em vídeo “Pintinho Amarelinho” em que se dará a
exposição das aulas.
As aulas terão uma previsão para serem executadas em 3
aulas de 50 minutos cada podendo serem estendidas caso necessário. As
atividades propostas envolverão conteúdos de forma interdisciplinar. Serão
usados recursos tecnológicos para estímulos visuais e auditivos como data show,
vídeo, caixa de som. Os recursos materiais serão tintas guache, papel sulfite,
revistas para recortes, tesoura, cola, instrumentos musicais (brinquedo),
papéis coloridos e outros materiais que forem necessários na medida em que as
aulas forem executadas. Serão desenvolvidas atividades como teatro, pintura,
desenhos, painéis e ao final será proposto a construção de fantoches de
pintinhos amarelinhos e a criação de uma salada de frutas. A avaliação será
feita de forma processual.
Espera-se ao final das aulas que as crianças
envolvidas sejam capazes de identificar e associar os órgãos e sentidos de seu
próprio corpo.
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
Proposta de intervenção arte/educativa digital sobre a problemática do nudes na e pela rede:
Apresentação no seguinte formato:
1.Apresentação:
A proposta será desenvolvida em forma de projeto, executada em 3 aulas podendo ser prorrogada de acordo com a necessidade e com o desenvolvimento das atividades
2.Material a ser trabalhado para discutir a problemática do nudes na e pela rede:
O material de trabalho será o vídeo clipe da cantora Anitta da música: Will I See You publicado no canal do youtube; onde predomina o nude e a cantora se apresentando o tempo todo semi nua. Além disso será utilizado também materiais como textos informativos e noticias sobre a polêmica, as consequências do envio indevido e da legislação atual sobre o tema.
3.Apontamento do que me chamou atenção ou foi mais significativo nesta escolha:
Me chamou a atenção, a falta de material disponível contendo informações sobre essas consequências, sobre a legislação e as penalidades, sobre essa prática nos canais e nas mídias
4.O conteúdo será inserido dentro de uma intervenção arte/educativa digital para que o aluno possa (re) significá-lo da seguinte maneira:
Para inserir o tema será apresentado o vídeo clipe musical onde predomina as imagens da cantora seminua.
5.Recurso digital utilizado:
Para apresentação do tema será utilizado vídeo e/ou data show, computadores e/ou celulares.
6.Estratégia para uso dos recursos digitais:
Apresentar tanto o vídeo musical como as propostas dos textos para estimular os debates acerca do tema.
7.Como será a intervenção arte/educativa digital:
-o que ensinar?
⏭Os nudes e suas postagens indevidas nas redes sociais
-para quem ensinar?
⏭O tema será trabalhado com estudantes do ensino médio na faixa etária dos 14 aos 17 anos.-para que ensinar isso?
-para que ensinar isso?
⏭O objetivo de se ensinar será para despertar o senso critico sobre o assunto.
-onde ensinar?
⏭Na escola
-como ensinar?
⏭A proposta de atividades será desenvolver ações que despertarão o interesse e o conhecimento sobre como lidar com os nudes nas redes sociais como por exemplo o levantamento de dados e pesquisas acerca do tema, principalmente no que diz as postagens indevidas .
8.Enfim a discussão dessa temática será promovida com os(as) estudantes em prol do desenvolvimento da consciência crítica, da autogovernança, da expressão digital crítica.
O ápice da proposta será a apresentação de um júri simulado onde eles farão um debate sobre os crimes virtuais na internet.
Por ser um tema polêmico a proposta será enriquecida com um vídeo sobre o que diz a Lei Carolina Dieckmann.
Como avaliação, os estudantes farão um vídeo sobre o aprendizado adquirido durante a execução projeto para ser apresentado ao final da atividades.
*Enfim, como o tema é amplo caberá, durante a execução do projeto, acatar sugestões de atividades tanto pelos estudantes como por professores de outras áreas, já que seria um projeto multidisciplinar.
8888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888
Interterritorialidade no Ciberespaço
Arte expandida: proximidade e diálogos entre artes cênicas, artes visuais e música
Diálogos entre as linguagens artísticas
A presente atividade é uma análise com um olhar crítico da produção artística: “Dirty Dancing- Ritmo Quente”, filme que apresenta uma linguagem híbrida, ou seja, um entrelaço artístico da encenação, da música e da dança. A filmografia que marcou o ano de 1987, traz entusiasmo àqueles que assistem o filme; embora nos dias atuais algumas pessoas promovem na mídia e nos meios digitais a encenação artística-musical em que se destaca a parte do filme em que predomina a música “I’ve had the Time of My Life” e a dança tão envolvente tanto quanto sensual que acompanha o ritmo da música. Há um forte diálogo artístico presente nesta proposta cinematográfica: a encenação, a música e a dança. O diálogo existente nesta arte visual promovem no espectador conteúdos emocionais determinantes na compreensão e no envolvimento do conteúdo marcados pela essência da história. Analisando, há que se destacar que é uma trama artística bem elaborada com a interação de várias formas artísticas (visual, cênica e musical) enlaçadas com o enredo em um único projeto, provocando a apreciação dos espectadores envolvidos atingindo assim um público fielmente admirador do filme como um todo. Dirty Dancing é um filme que portou a sensualidade das danças de uma época em que vivenciavam sonhos e romances aparentemente ingênuos e que impulsionavam como motivação a música perfeita para ocasiões apaixonantes e especiais, o que enfatiza a arte como um contexto carregado de significados e magnitude capaz de questionar, transformar, explorar sentimentos e experiências reais e imaginárias dos expectadores desse universo. E a comprovação dessa teoria é atestada por François Delsartes (1811-1871) quando diz “O objetivo da arte é cristalizar a emoção do pensamento e então fixá-la na forma” (SAMYN, 1999).
BIBLIOGRAFIA:
👉 https://pt.wikipedia.org/wiki/Dirty_Dancing
👉 http://cinema.ptgate.pt/filmes/2286 https://www.youtube.com/watch?v=WpmILPAcRQo http://www.adorocinema.com/filmes/filme-39225/criticas/espectadores/
👉 http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103302017090
👉 http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/JSSS7WKJB4/disserta__o.pdf?sequence=1
👉 http://portalabrace.org/vcongresso/textos/pesquisadanca/Tania%20Mara%20Silva%20Meireles%20- %20%20FORMA%20EM%20MOVIMENTO%20um%20dialogo%20entre%20as%20Artes%20Plastica s%20e%20as%20Artes%20Cenicas.pdf
👉https://www.google.com.br/search?rlz=1C1ASUM_enBR761BR761&biw=1440&bih=794&tbm=isch&s a=1&ei=HYodW- _qM4KgwAS1qrOgDQ&q=dirty+dancing+mensagnes&oq=dirty+dancing+mensagnes&gs_l=img.3...5 9800.62028.0.62312.10.10.0.0.0.0.122.974.8j2.10.0....0...1c.1.64.img..0.0.0....0.tBugQ76fPUw#imgrc =vTJtnGAInFot_M:Apresentação no seguinte formato:
1.Apresentação:
A proposta será desenvolvida em forma de projeto, executada em 3 aulas podendo ser prorrogada de acordo com a necessidade e com o desenvolvimento das atividades
2.Material a ser trabalhado para discutir a problemática do nudes na e pela rede:
O material de trabalho será o vídeo clipe da cantora Anitta da música: Will I See You publicado no canal do youtube; onde predomina o nude e a cantora se apresentando o tempo todo semi nua. Além disso será utilizado também materiais como textos informativos e noticias sobre a polêmica, as consequências do envio indevido e da legislação atual sobre o tema.
3.Apontamento do que me chamou atenção ou foi mais significativo nesta escolha:
Me chamou a atenção, a falta de material disponível contendo informações sobre essas consequências, sobre a legislação e as penalidades, sobre essa prática nos canais e nas mídias
4.O conteúdo será inserido dentro de uma intervenção arte/educativa digital para que o aluno possa (re) significá-lo da seguinte maneira:
Para inserir o tema será apresentado o vídeo clipe musical onde predomina as imagens da cantora seminua.
5.Recurso digital utilizado:
Para apresentação do tema será utilizado vídeo e/ou data show, computadores e/ou celulares.
6.Estratégia para uso dos recursos digitais:
Apresentar tanto o vídeo musical como as propostas dos textos para estimular os debates acerca do tema.
7.Como será a intervenção arte/educativa digital:
⏭Os nudes e suas postagens indevidas nas redes sociais
-para quem ensinar?
⏭O tema será trabalhado com estudantes do ensino médio na faixa etária dos 14 aos 17 anos.-para que ensinar isso?
-onde ensinar?
⏭Na escola
-como ensinar?
⏭A proposta de atividades será desenvolver ações que despertarão o interesse e o conhecimento sobre como lidar com os nudes nas redes sociais como por exemplo o levantamento de dados e pesquisas acerca do tema, principalmente no que diz as postagens indevidas .
8.Enfim a discussão dessa temática será promovida com os(as) estudantes em prol do desenvolvimento da consciência crítica, da autogovernança, da expressão digital crítica.
O ápice da proposta será a apresentação de um júri simulado onde eles farão um debate sobre os crimes virtuais na internet.
Por ser um tema polêmico a proposta será enriquecida com um vídeo sobre o que diz a Lei Carolina Dieckmann.
Como avaliação, os estudantes farão um vídeo sobre o aprendizado adquirido durante a execução projeto para ser apresentado ao final da atividades.
8888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888888
Interterritorialidade no Ciberespaço
Arte expandida: proximidade e diálogos entre artes cênicas, artes visuais e música
Diálogos entre as linguagens artísticas
A presente atividade é uma análise com um olhar crítico da produção artística: “Dirty Dancing- Ritmo Quente”, filme que apresenta uma linguagem híbrida, ou seja, um entrelaço artístico da encenação, da música e da dança. A filmografia que marcou o ano de 1987, traz entusiasmo àqueles que assistem o filme; embora nos dias atuais algumas pessoas promovem na mídia e nos meios digitais a encenação artística-musical em que se destaca a parte do filme em que predomina a música “I’ve had the Time of My Life” e a dança tão envolvente tanto quanto sensual que acompanha o ritmo da música. Há um forte diálogo artístico presente nesta proposta cinematográfica: a encenação, a música e a dança. O diálogo existente nesta arte visual promovem no espectador conteúdos emocionais determinantes na compreensão e no envolvimento do conteúdo marcados pela essência da história. Analisando, há que se destacar que é uma trama artística bem elaborada com a interação de várias formas artísticas (visual, cênica e musical) enlaçadas com o enredo em um único projeto, provocando a apreciação dos espectadores envolvidos atingindo assim um público fielmente admirador do filme como um todo. Dirty Dancing é um filme que portou a sensualidade das danças de uma época em que vivenciavam sonhos e romances aparentemente ingênuos e que impulsionavam como motivação a música perfeita para ocasiões apaixonantes e especiais, o que enfatiza a arte como um contexto carregado de significados e magnitude capaz de questionar, transformar, explorar sentimentos e experiências reais e imaginárias dos expectadores desse universo. E a comprovação dessa teoria é atestada por François Delsartes (1811-1871) quando diz “O objetivo da arte é cristalizar a emoção do pensamento e então fixá-la na forma” (SAMYN, 1999).
BIBLIOGRAFIA:
👉 https://pt.wikipedia.org/wiki/Dirty_Dancing
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
O que ensinar?
⏭- Arte: Educação Artística musical: Ensinar a todos os envolvidos a refletir criticamente sobre os padrões sociais de beleza ditados pelos meios sociais e pelos ídolos musicais e a visão percebida pelos envolvidos a partir da apresentação e pesquisas sobre os artistas mais acessados nas redes sociais.
Por que ensinar?
⏭- Existe a necessidade de preparar os estudantes, para vivenciar reflexões acerca de problemáticas e soluções que exigem um posicionamento urgente e emergente de forma critica e positiva diante de situações em que estudantes se veem envolvidos em ações discriminativas e/ou ofensivas de forma a lidar com situações inesperadas dentro e fora do meio escolar sendo ou não resultado de influencias impostas por artistas e ídolos musicais.
Para quem ensinar?
⏭- É uma proposta para envolver todos os participantes em especial aos estudantes de ensino fundamental - series finais, ou seja estudantes entre 11 e 15 anos com e a comunidade escolar
Como ensinar?
⏭- Após varias pesquisas nas mídias sociais será desenvolvido um projeto a ser executado no âmbito escolar, com atividades de ações artísticas performáticas que envolvam pesquisas temáticas sobre músicas, danças, teatros, cinema...
**Por este ser um esboço de intervenção pedagógica, poderá sofrer alterações em todos os itens aqui apresentados, para enriquecimento da proposta.
Fontes de pesquisas musicais para o desenvolvimento desse projeto:
* Vídeos áudios-musicais: YouTube:
►https://youtu.be/FGViL3CYRwg: musical Show das poderosas- Anita
►https://youtu.be/xtP_rv0n198: Maiara & Maraisa - Se Olha No Espelho (part. Cristiano Araújo)
►https://youtu.be/mQr7XemLs8s: Jorge & Mateus - Propaganda
►https://youtu.be/uPLztx0LcYA: Luan Santana - Garotas não merecem chorar
*Filmes:
Ø O Mínimo Pra Viver
Ellen é uma jovem rebelde e anoréxica de 20 anos que, apesar de passar a maior parte da adolescência em diversos programas de reabilitação, continua emagrecendo mais e mais a cada ano. Determinada a encontrar uma solução, sua família disfuncional decide enviá-la a uma comunidade para jovens liderada por um médico pouco convencional. Surpresa com as novas e inusitadas regras do local e encantada com os outros pacientes, Ellen precisa descobrir como confrontar seu vício e gostar de si mesma para conseguir enfrentar seus demônios.
Ø A Estrada Interior
Vincent é um adolescente que sofre de Síndrome de Tourette. Quando a mãe dele morre, os sintomas da doença pioram. O pai dele fica preocupado com sua própria imagem, por trabalhar no ramo da política, e interna o filho em uma clínica. No local, ele conhece o amigo Alex, vítima de transtorno obsessivo-compulsivo, e a nova namorada, Marie, vítima de anorexia. Juntos, os três fogem do lugar e fazem uma viagem ao mar, na intenção de espalhar as cinzas da mãe de Vincent.
Ø O Amor é Cego
Hal é um homem que segue à risca o conselho de seu pai e apenas se interessa por mulheres que tenham um físico perfeito. Mas tudo muda quando ele se encontra com Anthony Robbins, um guru de auto-ajuda que o hipnotiza e faz com que ele apenas possa visualizar a beleza interior das mulheres. Sem saber que está sob o efeito de hipnose, Hal se apaixona por Rosemary, uma mulher obesa que é vista por ele como se fosse uma verdadeira deusa. Até que, após ser retirado da hipnose por seu amigo Mauricio, passa a ver como Rosemary é de verdade e precisa tomar uma decisão sobre seu relacionamento com ela.
Ø Preciosa
1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe, ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.
*Textos:
►https://www.psicologiasdobrasil.com.br/ditadura-da-beleza-busca-inatingivel-do-corpo- perfeito/
►https://www.pensador.com/a_ditadura_da_beleza/
►http://www.depoisdosquinze.com/2011/02/03/ditadura-da-beleza/
*Sugestão de atividades:
Pesquisas
Debates
Entrevistas
Depoimentos
Redações
Exposição de trabalhos realizados
Músicas
Teatros
Poemas
*Avaliação:
⏭Será feita de modo processual durante a execução das atividades com a construção de gráficos mostrando os resultados obtidos durante todo o processo e a construção de uma tabela de autoavaliação.
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
O que ensinar?
⏭- Arte: Educação Artística musical: Ensinar a todos os envolvidos a refletir criticamente sobre os padrões sociais de beleza ditados pelos meios sociais e pelos ídolos musicais e a visão percebida pelos envolvidos a partir da apresentação e pesquisas sobre os artistas mais acessados nas redes sociais.
Por que ensinar?
⏭- Existe a necessidade de preparar os estudantes, para vivenciar reflexões acerca de problemáticas e soluções que exigem um posicionamento urgente e emergente de forma critica e positiva diante de situações em que estudantes se veem envolvidos em ações discriminativas e/ou ofensivas de forma a lidar com situações inesperadas dentro e fora do meio escolar sendo ou não resultado de influencias impostas por artistas e ídolos musicais.
Para quem ensinar?
⏭- É uma proposta para envolver todos os participantes em especial aos estudantes de ensino fundamental - series finais, ou seja estudantes entre 11 e 15 anos com e a comunidade escolar
Como ensinar?
⏭- Após varias pesquisas nas mídias sociais será desenvolvido um projeto a ser executado no âmbito escolar, com atividades de ações artísticas performáticas que envolvam pesquisas temáticas sobre músicas, danças, teatros, cinema...
**Por este ser um esboço de intervenção pedagógica, poderá sofrer alterações em todos os itens aqui apresentados, para enriquecimento da proposta.
Fontes de pesquisas musicais para o desenvolvimento desse projeto:
* Vídeos áudios-musicais: YouTube:►https://youtu.be/FGViL3CYRwg: musical Show das poderosas- Anita
►https://youtu.be/xtP_rv0n198: Maiara & Maraisa - Se Olha No Espelho (part. Cristiano Araújo)
►https://youtu.be/mQr7XemLs8s: Jorge & Mateus - Propaganda
►https://youtu.be/uPLztx0LcYA: Luan Santana - Garotas não merecem chorar
*Filmes:
Ø O Mínimo Pra Viver
Ellen é uma jovem rebelde e anoréxica de 20 anos que, apesar de passar a maior parte da adolescência em diversos programas de reabilitação, continua emagrecendo mais e mais a cada ano. Determinada a encontrar uma solução, sua família disfuncional decide enviá-la a uma comunidade para jovens liderada por um médico pouco convencional. Surpresa com as novas e inusitadas regras do local e encantada com os outros pacientes, Ellen precisa descobrir como confrontar seu vício e gostar de si mesma para conseguir enfrentar seus demônios.
Vincent é um adolescente que sofre de Síndrome de Tourette. Quando a mãe dele morre, os sintomas da doença pioram. O pai dele fica preocupado com sua própria imagem, por trabalhar no ramo da política, e interna o filho em uma clínica. No local, ele conhece o amigo Alex, vítima de transtorno obsessivo-compulsivo, e a nova namorada, Marie, vítima de anorexia. Juntos, os três fogem do lugar e fazem uma viagem ao mar, na intenção de espalhar as cinzas da mãe de Vincent.
Hal é um homem que segue à risca o conselho de seu pai e apenas se interessa por mulheres que tenham um físico perfeito. Mas tudo muda quando ele se encontra com Anthony Robbins, um guru de auto-ajuda que o hipnotiza e faz com que ele apenas possa visualizar a beleza interior das mulheres. Sem saber que está sob o efeito de hipnose, Hal se apaixona por Rosemary, uma mulher obesa que é vista por ele como se fosse uma verdadeira deusa. Até que, após ser retirado da hipnose por seu amigo Mauricio, passa a ver como Rosemary é de verdade e precisa tomar uma decisão sobre seu relacionamento com ela.
Ø Preciosa
1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe, ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.
*Textos:
►https://www.psicologiasdobrasil.com.br/ditadura-da-beleza-busca-inatingivel-do-corpo- perfeito/►https://www.pensador.com/a_ditadura_da_beleza/
►http://www.depoisdosquinze.com/2011/02/03/ditadura-da-beleza/
*Sugestão de atividades:









*Avaliação:
⏭Será feita de modo processual durante a execução das atividades com a construção de gráficos mostrando os resultados obtidos durante todo o processo e a construção de uma tabela de autoavaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário