EXPERIÊNCIAS

Depoimento Analítico: Contextualização da teoria e a prática. 
      Após análise do depoimento provocativo de Fernando Azevedo e dos textos de Ana Maepude conhecer a trajetória da arte/educação no Brasil, suas influências sofridas e provocadas e os personagens envolvidos na história tanto quanto as consequências de suas ações. Ações que foram expressadas de várias formas e por personagens que se destacaram com trabalhos realizados com paixão, dedicação, empenho - dentre os quais merece o grande destaque Noêmia Varela.  Ainda motivada pelo depoimento de Fernando Azevedo, entendi que trabalhar a arte e com a arte no campo da educação é um ato nobre: nos provoca a desenvolver atividades e estratégias que possam explorar o universo artístico utilizando meios e formas que permitem revelar o conhecimento, estampar culturas e expor sentimentos sempre na certeza de construir uma inter-relação do eu com o outro; afim de formar uma identidade crítica, racional e sensível.
     Trabalhar com arte é trabalhar com vida, com serenidade, paixão, com conhecimento. Trabalhar com arte é algo esplêndido que nos aproxima, nos identifica, nos reconhece, nos enobrece... 


  🔔  Assista o vídeo:



*********************************************************************************

ANÁLISE TEXTUAL

     Analisando os textos de Ana Mae e do depoimento provocativo de Fernando Azevedo, tive um melhor entendimento da evolução da Arte/Educação no brasil. Entendi o quanto a trajetória artística foi ora sacrificante, ora prazerosa vivenciadas e sentidas pelos personagens marcantes que escreveram essa historia de árduas lutas e conquistas que atualmente estão sendo propostas como pedagogia de contextualização carregada de significados. Neste embate destacam-se entre os grandes motivadores e contribuintes dessa evolução Paulo Freire, Anísio Teixeira, Ana Mae Barbosa, Noêmia Varela; pessoas que abriram caminhos para um futuro artístico inesperado que rebuscaram elementos que provocassem investigações em diversas áreas do conhecimento com o propósito de impulsionar cada indivíduo a vivenciar, valorizar, expor suas experiências, idéias e emoções através da arte de forma a interligar o real com o imaginário, contextualizar, expandir resultados interessantes onde o mundo de um interliga por algum fio artístico com o mundo do outro culminando em um encontro de informações que lança o individuo à bela aventura chamada construção de conhecimento e saberes diferentes para que cada individuo possa ser multiplicador e transmissor de valores estético e culturais do universo cotidiano.

🔔  Assista o vídeo:  


​...........................................................................................................

   POIESIS(*)

 Minha poiesis(*)
A poiesis(*) para esse jogo está em criar diferentes situações, desafios e ambientes fora da proposta original do jogo tanto para grupos como também individualmente.
Um exemplo da minha poiesis(*) aplicada a esse jogo seria o seguinte:
  • pontuação diferenciada a cada rodada,
  • a fixação de um tempo limite para conclusão do desafio,
  • postura para execução do jogo,
  • critérios eliminatórios e classificatórios entre os jogadores,
  • premiação diferenciada entre os vencedores.
👍Confira assistindo ao vídeo:



A ação ou a capacidade de produzir ou fazer alguma coisa, especialmente de forma criativa.
👉  https://www.dicionarioinformal.com.br/poiesis/
yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy
         Minha Bandeira
SÍMBOLO GRÁFICO - BANDEIRA


      De acordo com a proposta apresentada, tornou-se necessário criar um símbolo gráfico que seja usada para representar minha bandeira. Como minha bandeira ainda está em criação devido a trajetória  da minha formação pedagógica, procurei cria-la com imagens que representem minhas expectativas diante das propostas pedagógicas apresentadas e realizadas até aqui:uma verdadeira viagem ao encontro de novas linguagens artísticas, midiáticas, criativas e metodológicas que revelem conhecimentos transformadores.
vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv
  Arte expandida: proximidade e diálogos entre artes cênicas, artes visuais e música

 O fazer arte sob auspícios das novas tecnologias:

Crie coletivamente uma obra artística que estabeleça o diálogo com mais de uma linguagem artística e que utilize recursos tecnológicos, seja em sua concepção, seja em sua constituição. 




Creditos:
*LORRANY REGO DE JESUS FAUSTINO
*MARCELA CRISTIANE DA SILVA
*SILVANA ELIZA DA SILVA PEREIRA

wwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww
    Interterritorialidade : aspectos conceituais sobre as artes expandidas e a Metalinguagem no Ciberespaço

   Selecionar uma obra (canção do repertório da música popular brasileira, de qualquer período, podendo ser de uma performance musical, videoclipe ou mesmo de áudio, disponível na internet, com vistas à produção de um vídeo que tenha como fundamento os seguintes tópicos:

💥MPB e contexto histórico (PESAVENTO, 2005; SEVERIANO, 2008; ULHÔA, 1997);
💥MPB e processos identitários (ROSA, 2014; SILVA, 2007; NAPOLITANO, 2005; 
💥MPB e artes compreendidas em uma abordagem metaliguística (JOLY, 1996; GOMBRICH, 1999; CARRASCO, 2003; ROSA, 2013),
💥MPB e memória (CATROGA, 2001; BENJAMIN, 1994); MPB e cultura digital (CUNHA, 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário